
- 14/01/2019
- Comentários: 0
- Postado por: Elizabeth Senra
Agora em janeiro, estamos unidos na campanha contra a Hanseníase, que é um problema extremamente grave em nosso país: você sabia que o Brasil está em segundo lugar no ranking em número de casos da doença, perdendo somente para a Índia?
A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa. Causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, que também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque.
A doença também pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).
Mas Hanseníase tem cura! No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciar o tratamento, menores são as agressões aos nervos e mais fácil de evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola. Portanto, se cuidar é uma questão pessoal e também uma responsabilidade social.
Vamos todos nos unir contra a Hanseníase! Caso você note manchas ou algum dos sintomas acima, procure imediatamente um médico!